Florão de Gesso de Teto
 



Florões de Gesso

Os Florões de Gesso para tectos, podem ser as mais diversas designações; podem chamar-se Rosetas para Tectos, Centros de Gesso para Tectos, Ornatos para Tectos, Medalhões de Gesso para Tectos ou simplemente ornatos de estuque trabalhado ou relevado. Os tectos que levam os florões são designados por Tectos Trabalhados, nas mais diversas zonas de Portugal, com mais incidência em Lisboa.

O
Motivo mais Comum e Mais Antigo dos florões de gesso são as Folhas de Acanto, elemento vegetal sempre estilizado pelos artistas decorativos que trabalham o estuque, gesso, escultura de pedra e pintura. Download Catalogo Sancas e Florões

O tema dos florões inspira-se em diversos temas, e constituem, reminescências do Barroco (Rocaille) em que os motivos comuns em todos, são cenas de caça, ou de base mitologica, com ornatos quase sempre de inspiração naturalista - aves, grinaldas, festões, concheados, ornatos de natureza flamígera, etc.

A disposição dos ornatos, florões, frisos, aros pressupõe uma forma organizada do espaço, pois todos eles possuem uma função, para onamentar um tecto. Em Lisboa, numerosos artistas possuem uma marca, pessoal. De toda a maneira os ornatos e os florões que decoram os nossos tectos podem ter vários motivos, destacando-se :

            
 - Motivos Vegetalistas (Folhas de acanto, oliveira, carvalho, videira, etc)
             
- Motivos Fitomórficos (Combinação de figuras vegetais com figuras abstratas inspirando vida)
             
- Motivos Zoomorficos (Combinação de figuras animais com figuras abstratas inspirando vida)
             
- Motivos Geometricos (Envolvendo uma combinação de sancas gesso e ornatos com relevo)
             
- Motivos Estilizados (Tipo Adam e figuras animais e vegetais tranformadas, com simetria, etc)
             
- Motivos Deco (Figuras geometricas simplificadas)
             
- Motivo Neo-Arabe (Figuras geometricas baseadas em circulos, poligonos e formas ovais)