Florão de Gesso de um Tecto
 



A Empresa

  A António Enes Morais, Lda realiza todos os trabalhos de estuque.

         - Empreitadas de Estuque projectado.
         - Estucadores de Tectos Antigos e Trabalhados.
         - Restauros de Tectos Antigos e Trabalhados.
         - Realiza e fabrica todo tipo de Sancas de Gesso
         - Realiza o Restauro de todo Ornamento de Gesso Decorativo.
         - Realiza o restauro de estuques em Edíficios Antigos.
         - Preservação Histórica do Estuques e Gessos de Edificios e Tectos antigos e trabalhados.
         - Fabrica e Restaura Florões de Gesso para o Tecto.

Desde os tempos mais recuados que o homem manifestou forte tendência para decorar os tectos e as paredes dos locais onde habitava. Uma dessas formas é o revestimento em Estuque.

A criação das
Reais Escolas de Estuque e Desenho, em Lisboa, fundadas por Marquês de Pombal, ( ver história estuque em Portugal )e orientadas pelo mestre Grossi (ver website) , fizeram surgir novas personagens e novas técnicas. Paralalemente no Porto, por influência de Nicolau Nasoni, e presença da Comunidade Inglesa , despertaram o mundo das artes decorativas, fazendo surgir estucadores, novos motivos decorativos e novas técnicas (Decoração tipo Adam).

E, não muito distante dessa epoca temporal, mais precisamente no Norte de Portugal em Afife (Capital do Estuque, assim como era conhecida, há até alguns anos) e Carreço, vilas do Concelho de Viana do Castelo, surgiram numerosos mestres estucadores, que por um conjunto de circunstâncias (aprendizagem com os mestres Italianos, etc...) realizaram um conjunto de obras de arquitectura importantes em Portugal.
(Palácio da Pena, Palácio Visconde Estoi - Tavira , Palácio da Junqueira, Teatro Garcia Resende - Évora, Museu de Artilharia, etc, Camara Municipal de Beja,e muitos outros, etc ). Uma série de mestres estucadores, desta pequena e pacata vila minhota, se notabilizaram, arrebatando todas as obras mais importantes no domínio do estuque decorativo e gesso ornamental. Foram realizados inúmeros tectos trabalhados por estes artistas.

Vindo para Lisboa em tenra idade (1866) e trabalhando como aprendiz, com o escultor Rodrigues Pita na Junqueira e Camâra Municipal de Lisboa, destacamos o Estucador e Decorador por excelência, de Afife,
Comendador António Domingos Meira ( ver website ) natural de Afife ,que por ordem de figuras importantes da época (D. Fernando II,por exemplo, etc) fizeram obras de estuque decorativo e ornamental, nomeadamente no Palácio da Pena. Este criou e fundou, também na cidade de Lisboa juntamente com Srº Laginha de Vila de Carreço, (Avô do Fundador desta Firma) uma das mais importantes oficinas de estuque de Lisboa.

A imagem de marca da obra do estucador decorador Domingos Meira é sem dúvida os motivos de folhas e troncos na sua decoração (veja-se os
troncos e pinhas numa sala do Palácio da Pena, Sintra e a decoração de troncos e heras no Palácio de Estoi, Faro, etc ).

Os estuques nos dias de hoje contínuam a ter a função decorativa, mas devido aos valores e á exigência de mão de obra especializada, para ser executado, este trabalho têm tendencia a utilizar mais os materiais feitos á base de polimeros, o que diminui a arte como trabalho pessoal e único para um trabalho em seríe, sem gosto e sem detalhe.